Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Suplementação de whey protein: Você sabe quais as diferenças?

Suplementação de whey protein: Você sabe quais as diferenças?

  • por

Existem 3 opções desse tipo de suplementação: concentrado x isolado x hidrolisado. Saiba mais

​Entre praticantes de atividade física, principalmente de musculação, há um consenso de que a suplementação de whey protein ajude no aumento de ganho de massa muscular. 

Isso de fato acontece, o whey protein estimula a síntese de proteínas musculares favorecendo o ganho de massa muscular e esse ganho é ainda maior quando combinado com um treino de musculação.  A necessidade, entretanto, de se suplementar com whey protein depende muito de fatores específicos, principalmente a dieta do atleta.

Após análise do atleta e comprovação da necessidade do uso da suplementação, resta saber qual whey protein comprar, você sabe a diferença entre eles? Existem hoje no mercado 3 tipos de whey protein: concentradoisolado e hidrolisado

Primeiramente vamos entender o que é esse tipo de suplemento. Whey protein são as proteínas encontradas na parte líquida do leite talhado que após processos industriais são convertidas na forma de pó para comercialização. 

Whey protein concentrado

É aquele obtido na primeira etapa de produção, geralmente contém cerca de 80% de proteína e lactose. 

Whey protein isolado

Quando outras etapas de purificação são acrescidas ao processo, obtém-se whey protein isolado com conteúdo proteico acima de 90% e retirada da lactose. 

Whey protein hidrolisado é o whey protein isolada após sofrer processo de hidrólise, ou seja, a quebra da proteína em fragmentos menores, o que facilitaria a digestão e absorção.

Pensando nas diferenças citadas acima, qual a melhor escolha? 

Se pensarmos que existe um limite máximo do estímulo à síntese proteica promovido pela proteína, que gira em torno de 20g por dose, basta calcular quantas gramas você precisa consumir para efetivamente ingerir 20g de proteína por dose, ou seja, a quantidade necessária de whey protein concentrado seria um pouco maior que a dose de whey protein isolado (ou seja, para consumir 20g de proteína por porção você precisa consumir em media 22g de whey protein isolado e 25g de whey protein concentrado, dependendo da marca do produto e da quantidade específica de proteína de  cada um). 

Mas e o whey hidrolisado? 

Apesar da teoria ser tentadora, a maior velocidade de absorção não resulta em maiores efeitos sobre o ganho de massa muscular, portanto, o uso do whey protein hidrolisado só se faz necessário após análise individual do paciente. 

Fonte: Serena del Favero, nutricionista do Einstein

Etiquetas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.