Avançar para o conteúdo

ICASOL

Início » Blog » Aveia – Dúvidas sobre validade

Aveia – Dúvidas sobre validade

  • por

A vida de loja de produtos naturais traz inúmeras oportunidades para disseminarmos conhecimento. Dúvidas e curiosidades surgem o tempo todo, e tentamos compartilhar um pouco do nosso conhecimento para acalmar o coração de nossos clientes.

Acontece com frequência de perguntarem sobre a validade(vida útil) de alguns produtos a granel, pelo fato de não ser uma embalagem lacrada e industrializada da maneira que fomos condicionados a comprar e nos acostumar.

Recentemente um de nossos clientes perguntou sobre a validade da aveia. Nós (aqui no Empório Fresh) colocamos na etiqueta validade de 30 dias após a data que é embalada e pesada para o cliente (que é um padrão para ter mais segurança, uma vez que não controlamos como os clientes armazenam os produtos). O segundo questionamento foi relaciona ao tempo que o distribuidor/fabricante/fornecedor deixou armazenada até embalar para distribuição para os comerciantes do varejo.

Todas as dúvidas são válidas e fazem sentido! A validade de todos os alimentos dependem de vários fatores: colheita, processamento, manipulação, embalagem, iluminação, clima, armazenamento, etc.

No caso da Aveia não poderia ser diferente. A validade pode variar de 3 meses a 2 anos (de acordo com os tipos de aveias), flocos médios/grandes, farelo, farinha, grãos, e também considerando todos os fatores citados acima, isso quer dizer que trabalhamos com uma boa margem de segurança de validade, para garantir que o cliente tenha a melhor experiência possível. Na dúvida, pergunte mesmo!

INDICAÇÕES DE ARMAZENAMENTO:

  • Tente utilizar potes de vidro herméticos (bem vedados)
  • Evite de deixar o alimento exposto à luz e calor (quanto menor luz e menos calor, melhor) > isso pode auxiliar na proliferação de fungos ou “bichinhos”
  • Alguns produtos também são sensíveis ao frio, não é o caso da aveia, então se preferir colocar na geladeira, sem problemas
  • Caso guarde na geladeira, a aveia ficará menos “crocante” por conta da umidade gerada pela variação térmica, então se for o caso, pode colocar alguns minutinhos no forno para deixá-la mais crocante na hora que for consumir
  • Evite de deixar muito tempo o alimento no saquinho de papel sustentável que usamos aqui na loja ou até mesmo em embalagens plásticas. O mais indicado é usar recipientes de vidro ou acrílico, com boa vedação.

Fonte: https://emporiofresh.com.br/aveia-duvidas-sobre-validade/

Etiquetas: